13/08/2008

Códigos démodés


Imaginem a cena: você, uma mulher elegante e antenada às últimas tendências fashion, decide conhecer o Supremo Tribunal Federal (STF), aqui em Brasília. Sabe aquele city tour básico? Então, logo na entrada você é barrada. Como assim? Você que veio, sei lá de onde, conhecer a capital da República, barrada? Oh, céus! Para sua surpresa, você descobre que seu modelito é o motivo do impedimento. Passada, você é informada que para entrar naquele Órgão tão renomado deveria usar saia ou vestido, mas calças nem pensar.

O STF, criado em 1828, só liberou a entrada de mulheres usando calças há 8 (oito) anos. Pouquíssimo tempo, heim? Apesar da liberação, que já deveria ter acontecido há décadas e décadas, somente no ano passado, a Ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, fotinha acima, surgiu no plenário do STF trajando calça, blusa e blazer.

Atualmente, segundo fontes fidedignas, as mulheres, ainda, são constrangidas quando vestem roupas com o braço à mostra, pois o uso de vestidos e saias só foi liberado desde que acompanhados de blazers.


foto: site globo.com

15 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi sheyla! é impressionante como o dress-code "oficial" ainda é antiquado... uma pena! tomara que isto acabe logo, afinal de contas as mulheres já estão no século XXI - é impossível pensar que algo assim ainda acontece! bjs, querida!

Helena Castro disse...

só daí já dá para entender porque tem tanta coisa atrasada neste país...

beijos, helena

Luciana Gonçalves disse...

Oi!
Gente eu não sabia disso!
Tomei uma aula/bafão pq isso para mim é inedito.
Sabia que tinha sim umas regras mas essa fiquei surpresa.

Beijocas

Lu

Priscila de Oliveira disse...

que absurdo, né?! Vergonhoso e lamentável também...

Tem mimo procê ono blog! ;)

Beijocas.

garimpo de estilo disse...

Meninas,
como sempre é muito bom vê-las por aqui!
Uma amiga minha já foi barrada (há uns 9 anos), porque estava usando terninho...
beijos para todas

Verson Souto. disse...

Fiquei xocado, com o assunto!
Não sabia disso e achei uma LOUCURA.


Abraços

Unknown disse...

Sheyla, eu confesso que acho bom existirem certas regras - é como gramática de uma língua, uma base apropriada para que todo mundo se entenda. Eu entendo que caiba um dress code - é uma barreira tácita para comportamentos menos civilizados ou informais, uma espécie de lembrança de que "aqui é uma casa de respeito" ou "você está aqui a trablaho". Dito isso, o que eu gostaria muito de saber é a justificativa oficial do judiciário sobre a proibição das calças. Gostaria de entender o sentido dela e saber a origem dela. Mistérios, não? bjs, adorei, Sissi

Luciana Gonçalves disse...

Olá Sheyla!
Que honra vc me linkar.

E espero nos encontrar no encontro aqui em BH viu?!

Beijocas

Tânia N. disse...

Completamente absurdo, mas isso já está começando a mudar!
Beijocas meninas!

Unknown disse...

Oiiii Sheyla, obrigada pela sua visita lá no Luxos e Luxos, mas menina, eu não sabia desse bafón não, desse pode não pode, aff! que coisa hein?!
Bjobjo e um super fds ;)

Anônimo disse...

É por se ater a detalhes tão infames como este que o STF deixa passar situações lamentáveis, como a libertação de certos bandidados por aí.

Acho até que o dress code é aceitável, porque do jeito que anda nosso país, se o STF liberasse geral, as mulheres frutas iam desfilar livremente pelo corredores do local. Rsssss Mas restringir o uso de calça é demais da conta! Ainda bem que a coisas mudam, na velocidade das tartarugas, mas mudam! Rs

Beijos!

Priscila de Oliveira disse...

ei, cadê post aqui?!

Bêjo!

Marisa Pimenta disse...

Oi Sheyla, morei em Brasília há mais de 30 anos e este problema com calças compridas era em todo lugar, inclusive nos aviões da FAB onde viajavam os ministros, pois meu marido era da aeronáutica e podíamos viajar nos jatinhos, mas só se fosse de vestido, um horror!!! A única coisa se se salva dessa cidade é a arquitetura, o resto é resto mesmo!!! O melhor dia foi qdo vim embora de vez! Bjks

Anônimo disse...

esperar o quê?eh só olhar para os ministros, e principalmente a tal da Helen Grace para ver do que se trata.Não tem nada a ver ter sido criado em 1828.Os órgãos públicos tem que retratar as necessidades de seu povo.E mais que qq outro o STF tem que servir ao povo brasileiro.Vcs acham que alguém ali, com aquela pompa toda serve ao pvo brasileiro???O Judiciário nesse país é tão podre quanto o legislativo, e eles se acham superiores a tudo e todos.

Anônimo disse...

Yes exactly, in some moments I can bruit about that I approve of with you, but you may be in the light of other options.
to the article there is stationary a suspect as you did in the downgrade issue of this request www.google.com/ie?as_q=html editor 2008 professional 11.5 ?
I noticed the phrase you procure not used. Or you functioning the pitch-dark methods of helping of the resource. I have a week and do necheg